O que é um leilão reverso e como se beneficiar dele?

Muitas empresas adotam medidas que visem à redução de custos. Em tempos de apertos aqui e ali, tudo que pode ser feito para poupar divisas e desempenhar uma economia que dê resultados satisfatórios é bem-vindo.

Uma das medidas adotadas pelas organizações é o leilão reverso. O problema é que há uma ideia pré-concebida de que tal iniciativa se configura em uma atitude carregada de riscos. Antes de falarmos como você e seu negócio pode se beneficiar dele, vamos esclarecer, para quem ainda não conhece, o que é o leilão reverso.

Afinal de contas, o que é o leilão reverso?

O leilão reverso funciona da seguinte forma: a empresa interessada em comprar algo expõe o que quer adquirir e, para isso, convida outros fornecedores para que eles deem o lance. Em outras palavras, o leilão reverso é quando uma empresa precisa de um carro, por exemplo, e quem estiver apto a vender o automóvel dá o lance. Conseguirá efetuar a venda quem oferecer a melhor proposta, aquela que for mais em conta.

Por que, então, o leilão reverso é mal visto?

Na verdade, acontece de várias organizações não terem confiança no leilão reverso. Isso ocorre porque os resultados obtidos com o leilão podem não ser muito satisfatórios e ficarem aquém do esperado. Outra questão que é colocada em xeque é a seriedade dos participantes. Muitas empresas ficam temerosas em participar de tal negociação por conta também do caráter arbitrário que alguns dos fornecedores impõem, com regras e condições muitas vezes impraticáveis.

Como fugir dos pontos negativos do leilão reverso e obter lucros?

O aspecto negativo do leilão reverso se dá pela má organização do negócio. É preciso ter muita cautela e saber com quem negociar. Para não correr riscos, é preciso que a empresa trace os objetivos e as metas a serem atingidas.

Outro ponto que precisa ser esclarecido é o conjunto de regras que norteará a negociação. Lembre-se quando há clareza nas informações, o risco de surpresas desagradáveis com o fornecedor praticamente deixa de existir.

Agora, uma dica que não pode deixar de ser dada é a utilização de um sistema de gestão de compras on-line. Através desse software, sua empresa poderá aumentar as margens de lucro e ter um componente de peso na execução do leilão reverso on-line.

Por falar nisso, é inegável que seja preciso a disponibilidade de uma tecnologia avançada para que as negociações sejam feitas. Somente assim, sua empresa terá todas as possibilidades de obter resultados muito bons.

Sistema de gestão de compras on-line

Quando um empreendimento utiliza o sistema de gestão de compras on-line, todas as informações referentes a uma negociação eficaz ficam disponíveis.

É imprescindível que, para um leilão reverso, o uso de tal programa informatizado é um complemento e tanto para favorecer a negociação entre a empresa e os fornecedores interessados.

A Ótimo Gestor tem o software que o seu negócio precisa. Quando pensar em lucros e bem-estar para a sua empresa, opte pelos sistemas de gestão que temos disponibilizados para você e sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?