Como o rental reaqueceu o mercado de saúde

Você sabia que o mercado da saúde está em ascensão? Com isso, trouxe uma grande oportunidade para o setor de locação de equipamentos.  

Apenas em 2020 movimentou R$ 7,1 bilhões e os negócios gerados entre janeiro e fevereiro deste ano são melhores quando comparados ao mesmo período do ano passado, como avaliado pela ANALOC. Em 2021, de acordo com relatório do Distrito, somente o setor de startups de saúde já recebeu investimentos de US$ 52,3 milhões – 49,3% do total investido em 2020.  

Por isso, nesse cenário, o rental de equipamentos tornou-se um forte aliado de clínicas, hospitais e healthtechAssim, o clima é de otimismo para o mercado de locação de máquinas e equipamentos no Brasil, com previsão de crescimento de 15% a 20% nos próximos 12 meses.  

A locação de equipamentos de saúde foi um dos setores que mais cresceu em 2020.

Nesse artigo você verá como ocorreu o aumento da demanda pelo rental de equipamentos da área da saúde e quais são os métodos de locação utilizados. 

1. Por que o setor cresceu? 

Principalmente por dois fatores: o aumento da procura e a dificuldade da comercialização de equipamentos usados. Saiba mais: 

  • Aumento da procura 

Com a pandemia, houve crescimento da demanda do mercado de saúde por equipamentos médico-hospitalares e soluções tecnológicas. Afinal, essas peças são fundamentais para o bom funcionamento das clínicas e hospitais, aumentando a produtividade e resolvendo as necessidades dos profissionais de saúde. 

Mesmo que a pandemia tenha trazido uma maior carência por respiradores, não foram só eles que se faziam necessários. E dentro de um contexto que pedia agilidade e assertividade, a locação tornou-se uma melhor opção em relação à compra desses materiais.  

Assim, teriam acesso àqueles dos quais precisavam no período de maior carência.  

  • Anvisa dificulta a comercialização de equipamentos 

resolução da Anvisa implica que os equipamentos sejam direcionados de volta ao fabricante, para passar por um processo de recondicionamento e só depois estarem aptos para comercializaçãoEssas aprovações do órgão público são processos burocráticos e lentos.  

Portanto, fabricantes e distribuidoras encontraram no aluguel uma oportunidade de contornar a situação. 

Dessa forma, hospitais e outros serviços de saúde podepagar durante o período de tempo escolhido os dispositivos que necessitam, devolvendo os aparelhos depois e deixando-os disponíveis para novas locações. O modelo não é novo, mas as circunstâncias intensificaram sua procura.  

2. Quais são as formas de locação de equipamento de saúde? 

Há duas formas de alugar equipamentos no setor da saúde, pelo modo convencional ou pelo comodato.  

  • Locação Convencional  

Trata-se de cobrar uma mensalidade durante o período de contrato. A clínica tem a possibilidade de trabalhar com materiais de alta qualidade de forma mais prática do que se precisasse armazenar e fazer manutenção nos próprios equipamentos

Porém, também é válido ressaltar que o seu negócio, na locação de equipamentos de exames, precisará de um especialista na equipe para a emissão dos laudos. 

  • Locação por Comodato  

Significa uma parceria de rental entre as duas partes e que não envolva nenhum tipo de compensação financeira. Além disso, essa forma de locação tem aumentado muito por conta da pandemia, já que funciona muito bem para a telemedicina. 

Por exemplo, imagine que uma clínica feche uma parceria com alguma empresa de telemedicina para a emissão de laudos à distância. Eles que serão responsáveis por disponibilizar os equipamentos hospitalares e a mensalidade será paga pela mesma. A contratação de um especialista também fica por conta dessa empresa. 

Você sentiu um aumento da procura pelos seus equipamentos? Quer se destacar nesse mercado em ascensão? Invista nas suas plataformas online! 

A Ótimo Gestor possui segurança criptografada dos dados em tempo real, com performance e disponibilidade, além de promover evoluções constantes dentro de sua plataforma e integração com os principais canais de e-commerce do mercado, como também integração com APIs, culminando no aperfeiçoamento dos processos dos clientes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?