Saiba como fazer o reajuste de serviços na sua locadora

Para que a sua locadora tenha um crescimento com autonomia e auxilio das partes de serviço prestado, é necessário fazer um reajuste de serviços para a fixação dos termos contratuais. Mas você sabe o que isso significa e como fazê-lo? 

O reajuste de serviços pode ser anual ou mensal, deixando a critério dos contratantes a escolha do que melhor reflete as condições da negociação. Esta prática gera uma liberdade legislativa, já que a lei não vincula o contrato de locação a um índice de correção vigente específico.   

Desta forma, é indicado utilizar esta ferramenta ao favor da sua locadora, principalmente com os clientes que são recorrentes. O indicado, neste caso, é avaliar a taxa da inflação anual e os demais índices, como o IPCA e o IGP-M.  

Sendo um recurso indispensável para manter a saúde financeira de qualquer negócio, é recomendado que tenha um panorama geral de todos os contratos vigentes da sua locadora. Assim, conseguirá entender quanto aplicar em cada contrato e terá munição para negociar com os clientes.  

Para facilitar as negociações durante o período de reajuste de serviços, a Ótimo Gestor te fornece todos os passos que devem ser seguidos dentro dentro do seu sistema de gestão. Por meio dele, você está apto para realizar o reajuste de serviços da sua locadora em um software especializado neste tipo de transação, com maior visibilidade e confiabilidade.  

Veja como funciona o sistema de reajuste da Ótimo Gestor:  

software da Ótimo Gestor permite a visão de todas as áreas da sua empresa em apenas uma tela. Para o reajuste de contratos, você vai acessar a área que te direciona ao índice de contrato e escolhe a forma que o reajuste será aplicado de modo prévio.  

Como os períodos de renovação podem variar, o sistema é inteligente para te avisar quando é o momento de reajustar os contratos. A partir dessa hora, você passa a acessar a tela própria de Reajuste em Lote para esse grupo em específico.  

Já o Reajuste Percentual pode ser aplicado para todos os contratos vigentes que venham a ter uma cláusula de novo valor na virada do ano fiscal, por exemplo.  

Entretanto, se estiver tratando de um único contrato, o sistema da Ótimo Gestor permite que você realize o reajuste manualmente, ou já o deixe previamente alterado para que, quando chegue a data referente ao reajuste de serviços, ele seja realizado de forma automática.  

Agora, que você já sabe como funciona o sistema de reajuste, conheça o passo a passo que deve ser seguido para realizar o reajuste de serviços em lote conforme o percentual aplicado:  

https://www.youtube.com/watch?v=M-zdIvMF4nw  

Assista ao vídeo rápido e explicativo sobre o tema no canal da Ótimo Gestor, no Youtube 

  1. Logo no registro do seu contrato dentro dos dados adicionais, é informado o índice de reajuste e o seu período de reajuste (Anual ou mensal). 2.
  2. Quando entrar na aba de registro de contrato, você poderá informar todos os clientes referentes ao mês ou ano, realizando a marcação deles e adicionando o porcentual de reajuste e o motivo de cada um.  
  3. Depois, clique em Reajustar Contratos, confirmando, então, a sua ação. De forma automática já será aplicado o percentual e aparecerpa o seu valor final referente ao reajuste.  

Caso você não deseje realizar em porcentual, poderá ir para a aba de Reajuste Valores de Serviço e seguir os seguintes passos:  

  1. Na tela de Reajuste de Valores de Serviço, o cliente é informado referente ao contrato em especifico, o serviço e o período que gerará o valor final.  
  2. Logo após essas especificações, ao processar o contrato, chegará as datas em uma aba inferior e o sistema já modificará o valor do reajuste.  
  3. Por fim, depois de acessar a tela de Gera Faturamento de Serviço, recalcule os valores, assim o sistema já mostrará o novo valor. 

Ótimo Gestor oferece em seu software de gestão para locadoras tudo o que você, gestor, precisa para realizar transações automatizadas por meio de nosso sistema especializado. Assim, não deixe de seguir nossos blogposts semanais com assuntos relevantes do mercado de locadoras, além de vários artigos técnicos de passos para a utilização do nosso sistema.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?