Sistema ERP Sob Demanda: Entenda Sua Importância

Empresas de todos os portes e de todos os ramos de atividade têm procurado um sistema ERP que atenda às suas necessidades.
Sistema ERP — Enterprise Resource Planning — ou sistema de gestão integrado, em tradução para o português, é um conjunto de programas de computador responsável pelo gerenciamento de todas as informações das corporações.

Surgido nos anos 1980, o sistema ERP tem evoluído constantemente com o intuito de servir a todos os perfis empresariais, ou seja, solucionando as necessidades dos mais variados segmentos do mercado.

Porém, essa solução de prateleira nem sempre é a mais indicada para o seu negócio. Este post abordará o sistema ERP sob demanda e as vantagens de utilizá-lo. Se você é um gestor que está avaliando um sistema de gestão integrado, seu lugar é aqui. Confira!

Sistema de gestão integrado de prateleira

Sistema de gestão integrado de prateleira

Um sistema ERP de prateleira é aquele que foi desenvolvido procurando atender a todo o tipo de negócio. Assim, a mesma versão do produto pode ser usada em um hospital, em uma indústria de transformação ou em uma instituição bancária, por exemplo.

Para que sirva para todos os setores, os programas são de alta complexidade e, eventualmente, os sistemas apresentam módulos que nem sempre serão utilizados por todos. Assim, quando a solução de prateleira está sendo adquirida, ela está vindo com funções desnecessárias para a sua empresa.

sistema erp sob demanda

Sistema ERP sob demanda

Há, no mercado, empresas desenvolvedoras de software que passaram a produzir sistemas diferentes dos modelos tradicionais, que são rígidos e inflexíveis. O objetivo é que essas soluções estejam de acordo com as necessidades específicas de cada cliente e de maneira totalmente adequada aos seus processos.

Dessa forma, as ferramentas são desenvolvidas sob encomenda para os clientes e os recursos disponibilizados são aqueles que realmente são necessários.

Vantagens do sistema ERP sob demanda

A maior vantagem ao adquirir um ERP sob demanda é pagar somente pelos recursos que sua empresa efetivamente vai utilizar. Você não ficará com módulos à sua disposição que não serão aproveitados.

Listaremos, a seguir, algumas outras vantagens:

Redução de custos

Como os módulos adquiridos são apenas aqueles que realmente serão utilizados, o custo de aquisição será reduzido em relação a um ERP padrão de mercado.

Menor prazo para implantação

Com o menor número de módulos a serem disponibilizados e com a redução de dependências entre as estruturas do sistema, o tempo de implementação tende a ser menor do que a implantação de um ERP convencional.

Facilidade na gestão do negócio

Não será necessária a adaptação dos seus processos empresariais a um modelo pré-determinado, o que acontece em uma implantação standard. Os módulos já estarão preparados e ajustados à sua realidade, o que facilitará a gestão do seu negócio.

Redução das resistências para a sua utilização

Normalmente, as pessoas têm resistência ao novo e às mudanças em seu dia a dia. Com a utilização de um sistema ERP sob demanda e com a sua adaptabilidade aos seus processos atuais, a tendência é que a resistência à sua utilização seja bem pequena.

Maior engajamento por parte dos colaboradores

Todos esses pontos já elencados trarão um maior engajamento dos colaboradores com a nova ferramenta e com a empresa de maneira geral. As pessoas ficarão mais motivadas, o que auxilia no rendimento e na produtividade de toda a equipe.

Criação de uma identidade para a sua empresa

Um software desenvolvido sob demanda cria uma identidade para a empresa. As ferramentas são específicas e adequadas ao cotidiano dos colaboradores. Isso tudo se torna um diferencial importante para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?