Técnicos Externos: Como Reduzir os Riscos Trabalhistas

Em 2018, o Brasil contabilizou cerca de 1.726.009 processos trabalhistas, mesmo após reformas e novas relações de trabalho. Grande parte desses processos está relacionada ao desconhecimento das empresas sobre legislações e obrigações vigentes. Além disso, os descuidos durante o dia a dia podem aumentar os riscos trabalhistas

No caso de locadoras, o trabalho com equipes internas é apenas uma parte que deve ser gerida. A outra parte é relacionada às atividades de técnicos externos. Assim, é de grande importância que os gestores entendam como reduzir os riscos trabalhistas de Técnicos Externos.

Para isso, é preciso entender sobre os direitos trabalhistas e como realizar boas práticas no dia a dia. Para conhecer algumas dicas, continue lendo e garanta a integridade da sua empresa!

Oficialize um contrato de trabalho adequado

Para evitar e reduzir os riscos trabalhistas de Técnicos Externos logo no começo dos trabalhos, oficialize um contrato idôneo. É importante que ele defina as responsabilidades e funções do funcionário, o papel da empresa locadora, tipo de registro, horário de atuação e outras especificidades.

Esse contrato deve ser seguido e, se existir alguma alteração, é bom optar pela renovação do documento antes de mudar as responsabilidades e posição do colaborador.

Opte por bons métodos de controle de ponto

O controle de ponto é essencial para comprovar a jornada do funcionário, além de ser obrigatório em empresas com mais de 10 pessoas. É a partir dele que a hora extra é analisada, um assunto comum dentre os riscos trabalhistas de Técnicos Externos.

Por se tratar de um trabalho com menor controle, o ponto eletrônico para equipes externas pode ser remoto e online, possibilitando que o gestor acompanhe o horário de início e fim de expediente, além de sua localização.

Assine e pegue assinatura dos documentos

As assinaturas comprovam que o funcionário leu e está de acordo com os valores, documentos e informações passadas pela empresa locadora. Assim, é muito importante manter as assinaturas em dia para holerites, recibos, contrato de férias, folhas de ponto, saque do FGTS e outros documentos.

Além disso, é necessário guardar os documentos físicos e digitalizar os mais importantes. Dessa forma, você mantém um histórico de cada funcionário para consultas rápidas ou mesmo para uso legal e jurídico.

Garanta a segurança da equipe externa

As equipes externas de locadoras trabalham em ambientes desconhecidos. Assim, grandes riscos trabalhistas de Técnicos Externos no quesito segurança.

Para evitar danos e acidentes ao trabalhador, a empresa deve separar equipamentos de proteção, realizar treinamentos e propagar uma cultura interna que foque nessa proteção. Tudo isso inclui também a execução de fiscalizações, manutenções e certificação dos equipamentos de todos.

Mantenha uma boa comunicação com os técnicos

A comunicação é a maneira mais justa e direta de entender o que o funcionário precisa. Verificar se há questões que o incomodam e quais dúvidas ele carrega. Manter uma boa relação ajuda a evitar riscos trabalhistas de Técnicos Externos a partir do alinhamento com a empresa.

Assim, é possível reduzir processos por danos morais a partir de uma comunicação respeitosa e, além disso, elucidar dúvidas sobre o direito de ambas as partes. É importante explicar e mostrar os direitos de cada colaborador para que não haja desentendimentos e interpretações errôneas que podem acabar na justiça.

Mantenha-se atualizado sobre as obrigações da empresa

Por fim, para que a locadora não tenha grandes riscos trabalhistas de Técnicos Externos, é importante conhecer as leis que regem cada tipo de trabalho e entender as diferenças para equipes externas.

Além disso, a área jurídica deve ficar atenta às atualizações que a empresa deve seguir, e também explicar as mudanças paras os funcionários envolvidos.

Todas essas dicas ajudam a reduzir os riscos trabalhistas de Técnicos Externos. Porém, é importante consultar advogados e profissionais que podem ajudar a alinhar as responsabilidades da locadora. Além disso, a equipe pode conversar com esses profissionais e esclarecer dúvidas, facilitando o contrato entre as partes.

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