Você Sabe O Que É Cloud Computing? Entenda Aqui!

Quem nunca se assustou ao ouvir pela primeira vez o termo cloud computing? Qual empresa não ficou com receio sobre a possibilidade de migrar seus dados para a nuvem? Pois bem, se você não sabe o que é cloud computing ou deseja se aprofundar no assunto, está no lugar certo!

Neste post, vamos explicar como a computação em nuvem funciona, para que ela serve e os benefícios que proporciona às empresas. Confira!

O que é cloud computing?

Cloud computing, ou computação em nuvem, é um serviço de computação no qual os recursos e capacidade de TI são entregues como um serviço, conforme a demanda do cliente — usando, para isso, a internet.

A computação em nuvem hospeda desde pequenas aplicações até grandes sistemas de gestão empresarial juntamente aos dados. Tudo é armazenado e disponibilizado de forma segura, por meio de uma infraestrutura de TI fornecida por provedores especializados neste tipo de negócio.

Os principais modelos de serviços de cloud computing são:

  • software como serviço (SaaS);
  • infraestrutura como serviço (IaaS);
  • plataforma como serviço (PaaS).

No próximo tópico, vamos detalhar como funciona a cloud computing utilizando o modelo SaaS. Continue conosco!

Como funciona a computação em nuvem?

Hospedando um software na nuvem, o acesso dos usuários à aplicação se dá através do próprio navegador. Tudo é muito simples! Basta um dispositivo conectado à internet para que a aplicação seja acessada e utilizada.

Nesse processo, não há necessidade de se ter qualquer programa adicional ou banco de dados instalado no computador e, principalmente, não é preciso que a empresa mantenha um parque tecnológico interno.

Utilizando o modelo de software como serviço (SaaS), o cliente paga apenas por aquilo que consome e, conforme a necessidade de incorporar mais recursos, é possível contratar mais serviços na nuvem.

Caso o cliente opte por reduzir a quantidade de recursos utilizados, é só fazer a solicitação com antecedência para ter a redução proporcional dos valores devidos.

Para que serve a computação em nuvem nas empresas?

A computação em nuvem serve para que uma empresa não precise se preocupar com os detalhes técnicos de TI. Através da cloud computing, o cliente delega aos provedores da solução em nuvem a responsabilidade pela TI e, dessa forma, obtém mais tempo e tranquilidade para conduzir o seu negócio de forma eficiente.

A computação em nuvem contribui para que os custos da empresa com pessoal especializado em TI seja reduzido. Outra vantagem importante está na flexibilidade de acesso à nuvem por pessoas autorizadas.

Essa flexibilidade permite que o sistema seja acessado e utilizando a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e de qualquer lugar, aumentando a eficácia na gestão dos projetos.

Quais os benefícios que a cloud computing traz para o meio empresarial?

São vários os benefícios que as empresas têm ao contratarem um serviço de computação em nuvem. Confira os principais:

  • poder tecnológico elevado;
  • segurança dos dados;
  • escalabilidade e elasticidade;
  • ganho em mobilidade tecnológica;
  • alta disponibilidade de recursos;
  • redução de custos com TI;
  • custos visíveis e previsíveis;
  • mais qualidade e competitividade;
  • confiabilidade.

Agora que você já sabe o que é cloud computing e como funciona, deve ter percebido que a solução pode ser utilizada para elevar o valor do seu negócio e garantir competitividade no mercado, certo?

Se gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais e mostre ao mundo todo o seu conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?