4 passos fundamentais para implantar um ERP na sua locadora de equipamentos

Enterprise Resource Planning é o significado da sigla ERP, que se trata de um sistema de gestão que reúne todos os dados de uma empresa em uma única plataforma e permite o acesso às informações de forma integrada e automatizada.

 

Para sua locadora de equipamentos implantar um ERP, é preciso seguir algumas etapas importantes que fazem parte do fluxo natural da adoção de um sistema, sobretudo se a empresa vai implantar a primeira vez.

 

Fique até o final e veja os 4 passos importantes para implantar um ERP na sua locadora de equipamentos.

 

As etapas para implantar um ERP

 

Planejamento e pesquisa

Planejar e entender o momento da sua locadora de equipamentos é necessário para adequar o trabalho e processo produtivo da empresa em uma plataforma ERP. Escolha um sistema que vai atender a estratégia e o propósito da locadora.

 

Identifique todos os problemas que a sua empresa enfrenta hoje e avalie quais são os pontos que o novo sistema deve resolver, o porquê de implantar um ERP e compreenda os pormenores e necessidades de cada departamento. Além disso, defina exatamente quais serão as áreas da locadora que precisam de mais atenção e prioridade como, por exemplo, a área financeira, faturamento, controle de equipamentos e gestão do estoque.

 

Estudo da plataforma

Esse ponto é fundamental para saber se o ERP que você quer contratar vai realmente atender as suas necessidades. Pesquise as funcionalidades, veja as avaliações dos usuários que já possuem a plataforma, busque em sites como o Reclame Aqui se existe alguma reclamação aberta e verifique também no Google.

 

Outros fatores importantes e que interferem na decisão de implantar um ERR estão ligados ao preço, usabilidade, aderência, pós-venda, mobilidade e outros itens fundamentais que vão fazer a diferença na sua decisão. Nós fizemos um artigo sobre esses detalhes: Tomada de decisão: quais os fatores avaliados ao contratar um ERP?

 

Migrar dados e processos de trabalho para o sistema

Com a decisão tomada, é hora de transferir os dados e fluxo de trabalho para a plataforma. Nesse momento, tudo deve ser feito com atenção e acompanhamento dedicado da equipe de implantação do sistema que foi contratado. As empresas que vão adotar este tipo de ferramenta pela primeira vez podem sentir grandes mudanças no fluxo de trabalho e nos processos.

 

Portanto, é muito importante que os treinamentos direcionados pela equipe de implantação sejam seguidos à risca para que a transferência de dados seja feita de forma tranquila e eficaz.

 

Promover o treinamento constante da equipe

Após o período de implantação do Sistema ERP, é hora de promover o treinamento para todos os usuários que usarão a plataforma. Compartilhe o conhecimento e facilite a usabilidade para todos, assim, você evita problemas ou erros inesperados.

 

O gestor deve estar alinhado com sua equipe técnica de TI sobre todos os recursos da ferramenta e manter o contato com o suporte do software para manter o uso adequado da plataforma, ainda mais se o sistema está sendo usado pela primeira vez.

 

Conclusão

O processo de implantar um ERP deve seguir algumas etapas que abrangem desde a pesquisa e planejamento até o suporte e treinamento da equipe. Para isso, é necessário levar em conta o momento atual da sua locadora de equipamentos, quais são os problemas enfrentados atualmente e o que se espera que a nova plataforma resolva.

 

Com a contratação do sistema, faça a migração dos dados e fluxos de trabalho com muita atenção e conte com a equipe de suporte da plataforma para a ajuda necessária.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler o artigo: Controle de Estoque de Equipamentos: o seu impacto nas vendas e locações.

Conheça também o Sistema Ótimo Gestor – especialista para quem vende, aluga e realiza manutenção em equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?