Dashboard de Vendas: o que é e quais são as vantagens?

Dashboard de vendas é um painel de controle que mostra as principais informações e indicadores da área comercial da empresa de forma consolidada e visual. Podem ser atualizados automaticamente e são excelentes para gestão à vista com o time.

 

Agora, por favor, responda para si mesmo às seguintes perguntas:

 

Você perde muito tempo para gerenciar as informações das vendas das locações de seus equipamentos? As ferramentas que você usa hoje são pouco efetivas? Muitas das informações estão desencontradas?

 

Se você responde SIM para qualquer uma delas, hoje você precisa entender com mais detalhes o que é um dashboard de vendas, quais os benefícios e impactos para sua Locadora de Equipamentos. Veja:

 

O que é o dashboard de vendas?

Dashboard é uma palavra em inglês que significa: painel de controle. Trata-se de uma ferramenta que mostra as principais informações e indicadores de forma consolidada e dinâmica, com gráficos em diferentes formatos e acesso à dados de forma rápida.

 

Com o dashboard de vendas você consegue atualizar as informações de forma automática sobre o número de propostas enviadas no período, as metas alcançadas por vendedor, quais foram os equipamentos e serviços mais vendidos, e o ticket médio.

 

Quais as vantagens de um dashboard de vendas?

Dentre todos os benefícios que existem ao controlar os números de suas vendas com um dashboard, destacam-se os seguintes:

 

Tomada de decisão com assertividade

O empoderamento de informações ajuda a tomar decisões com mais embasamento e clareza. Ao ter os dados das vendas organizados em um dashboard permite que os vendedores tenham mais controle sobre as ações, metas e resultados alcançados. Assim, todas as decisões de vendas ficam mais assertivas e apoiadas por indicadores de gestão concretos.

 

Acesso à informação

Outro benefício do dashboard de vendas é o acesso à informação para todo o time comercial. Trabalhar com a gestão à vista permite que os vendedores tenham acesso aos dados e gráficos apresentados. Por ter um visual dinâmico e consolidado, todos conseguem ter uma rápida leitura do cenário atual.

 

Automatização e praticidade

Manter o foco nas vendas, alcance das metas e deixar que as informações sejam atualizadas automaticamente, é uma das vantagens de um dashboard. O vendedor só precisa se preocupar em atualizar seus números para que, de forma integrada e automatizada, o painel de vendas colete todos os resultados, consolide as informações e apresente para a equipe.

 

Maior participação do time

A dinâmica do dashboard promove a integração da equipe nos resultados. Com as informações apresentadas de forma prática, visual e com fácil interpretação, os vendedores conseguem mensurar os dados e contribuem para atualizar os números de forma sistemática nas ações definidas em reunião.

 

Portanto…

O dashboard de vendas é uma ferramenta funcional para a equipe comercial trabalhar com os principais indicadores de vendas de maneira consolidada e visual, apresentando-os, por exemplo, em forma de gráficos.

 

Como vimos, os benefícios de um dashboard envolvem a tomada de decisão com mais assertividade, acesso à informação, automação e praticidade.

 

Se você gostou do artigo de hoje, leia também o material sobre: O que é Inside Sales e como aplicar em sua Locadora de Equipamentos?

 

Até a próxima!

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