Inside Sales significa Vendas Internas. Isso quer dizer que todo o processo comercial é realizado internamente na empresa. Reuniões são feitas à distância por meio de plataformas de videoconferência, e-mail, telefone e Whatsapp. Junto com isso, a tecnologia é uma forte aliada para o gerenciamento de informações e relacionamento com o cliente.

 

A sua Locadora de Equipamentos realiza vendas à distância? Você já tem um processo estruturado e que mescla com as vendas presenciais? Ainda não?

 

Então veja no artigo de hoje como o Inside Sales é um método muito mais em conta, rápido e que auxilia na produtividade. Acompanhe!

 

O que é inside sales?

Inside Sales significa, em tradução para o português, Vendas Internas. Isso quer dizer que todo o processo de vendas é realizado dentro da sua própria empresa. Ou seja, os vendedores não precisam se deslocar até o cliente para fazer apresentações e reuniões. Com recursos de tecnologia é possível realizar videoconferências, comunicar-se com clientes por meio de e-mails, Whatsapp e telefone.

 

A diferença entre o Inside Sales com as vendas tradicionais está no processo de comunicação e interação com os prospects e leads, onde tudo é feito à distância, bem como a metodologia, produtividade e redução de custos.

 

Por que sua Locadora de Equipamentos precisa investir em Inside Sales?

A modalidade Inside Sales é muito usada por segmentos B2B, ou seja, empresas que vendem para empresas, além de serviços e produtos com alto grau de complexidade que exigem uma consultoria específica com um ou mais tomadores de decisões.

 

Entretanto, as vendas internas podem ser realizadas por qualquer tipo de negócio que deseja mesclar com as vendas tradicionais.

 

Os benefícios que sua Locadora de Equipamentos pode desfrutar vão fazer diferença na produtividade e no fluxo de caixa. Como? Veja:

 

Redução de Custos

Por não existir a necessidade de realizar reuniões presenciais e fazer deslocamentos, as despesas com hospedagem, passagem aérea, pedágio, gasolina, alimentação etc. não existem. Com isso, a sua equipe de vendas trabalha do escritório e consegue atender de maneira muito mais eficiente e engajada todos os leads. Entretanto, caso seja necessário e solicitado pelo seu cliente, você também pode realizar uma visita presencial.

 

Redução de Tempo

A redução do tempo está ligada com a produtividade de seu time comercial. Como as vendas são internas e o deslocamento não é necessário, o tempo que seus vendedores perderiam no trânsito até o cliente, é compensado nas videoconferências e reuniões virtuais. Esse método é mais produtivo, já que em um único dia podem ser feitas até mais de 5 consultorias e apresentações, dependendo das agendas realizadas, o que se torna inviável em visitas presenciais – que acaba sendo em um número reduzido.

 

Ciclo de Vendas

Os recursos usados no Inside Sales permitem maior interação com os prospects e leads. Materiais educativos, vídeos, apresentações em portfólios, demonstrações e tudo aquilo que tem como objetivo fornecer informações aprofundadas sobre o seu produto ou serviço ajudam a diminuir o ciclo de vendas, já que o prospect tem em mãos as informações relevantes que precisa. Ao entrar em uma consultoria com o vendedor, ele já está bem informado, o que ajuda na tomada de decisão.

 

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Inside Sales é telemarketing?

Embora possa existir essa confusão, o método Inside Sales não é uma prática de telemarketing. As duas atividades se diferenciam nos seguintes aspectos:

 

Telemarketing

  • Única ligação e sem follow-up;
  • Script definido de forma igual para todos os prospects;
  • Focado somente na venda em si.

Inside Sales

  • Leva em consideração a necessidade do cliente;
  • Exigência de vendedores que conheçam o produto em profundidade;
  • Qualificação de leads, prospects e realização de consultorias virtuais

O que você precisa fazer para implantar Inside Sales na sua Locadora?

Algumas etapas devem ser respeitadas antes de iniciar um processo de vendas internas:

 

  1. Respeitar o tempo de transição

É muito importante que sua Locadora de Equipamentos monte um planejamento e se adapte aos poucos para implantar o Inside Sales na área comercial. A mudança não pode ser drástica. Use as ferramentas necessárias e faça reuniões periódicas para traçar planos de ações.

 

  1. Treinar a sua equipe de vendas

Seus vendedores precisam ser bem treinados para as negociações à distância. É fundamental que eles se desenvolvam e entendam mais com profundidade sobre os tipos de equipamentos que você aluga, as técnicas de negociação, necessidades dos clientes e o uso das ferramentas tecnológicas.

 

  1. Criar conteúdo educativo para o marketing

Peça para que sua equipe de marketing ou algum profissional da área elabore conteúdos sobre o que você oferece. Como as vendas serão realizadas à distância, seus leads e prospects já precisam ter acesso a informações com e-books, vídeos explicativos sobre seus equipamentos, artigos de blog, redes sociais e outros materiais que vão ajudar nesse processo. Todo o conteúdo criado servirá de apoio para os vendedores, uma vez que os leads já estarão educados com o material apresentado. Dessa forma, o processo de vendas fica bem mais ágil, focando em dúvidas mais aprofundadas, técnicas e pontuais na consultoria.

 

  1. Defina as ferramentas e estruturas necessárias

O uso das ferramentas é essencial para o processo de Inside Sales. É preciso criar uma estrutura necessária para o atendimento dos leads e clientes, o que inclui ramais de telefone e sistema de telefonia, ferramentas de videoconferência para consultorias, atendimentos online por meio do site da sua empresa, Whatsapp e e-mail. Além das ferramentas de atendimento, todos os dados gerados precisam ser gerenciados. Adote um sistema CRM que o ajude a controlar todos os seus contatos e relacionamento com seu cliente. Por meio desse importante recurso você é capaz de ter a previsibilidade do seu faturamento, identificar quais as propostas estão frias, mornas e quentes, bem como todo o histórico das negociações já realizadas.

 

Conclusão

O método Inside Sales é ideal para quem necessita reduzir custos em sua área de vendas, aumentar a produtividade e oportunidades, seja nos leads gerados com qualificações, em reuniões e consultorias técnicas, bem como na capacitação técnica da equipe de vendas.

 

Essa é uma tendência que cresce a cada dia, ainda mais em tempos de trabalho remoto, onde as empresas precisaram se adaptar e encontrar novos caminhos para continuar seu fluxo normal.

 

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