Outsourcing de TI: o setor do novo normal 

Uma coisa é certa: o mercado está cada vez mais moderno e competitivo. Logo, a situação exige que soluções tecnológicas sejam adotadas pelas empresas para ficarem mais atrativas. Após o início da pandemia do coronavírus, a busca por ferramentas que sejam capazes de otimizar a gestão aumentou. E é nesse contexto de novo normal que o outsourcing de TI se torna um aliado dos negócios. 

Outsourcing de TI representa a terceirização da gestão e os controles dos sistemas de tecnologia de uma empresa, enfatizando o fator custo-benefício para o negócio. Ou seja, apesar do gasto com o aluguel de equipamentos, o resultado da terceirização é mais satisfatório do que realizar a compra do maquinário.  

Além disso, toda a manutenção dos equipamentos utilizados no seu negócio é de responsabilidade da locadora. E o capital que originalmente seria gasto na aquisição e manutenção de uma impressora, por exemplo, será redirecionado para o aluguel de mais maquinários. 

Com a locação, é possível ter equipamentos para diversas aplicações e de última geração, além de poder adicionar no pacote ferramentas de gerenciamento, monitoramento e administração.  

Ao adotar a locação, a empresa passa a contar com equipamentos recentes para atender às demandas do negócio. Dessa forma, a equipe interna tem maior aproveitamento das atividades e pode atingir os melhores resultados. 

Para você entender o crescimento da busca por equipamentos de outsourcing, continue nesse artigo. Aqui você verá: 

  1. Escolha o seu serviço de outsourcing de equipamentos; 
  2. Vantagens da locação de equipamentos de outsourcing; 
  3. Modelos de outsourcing de TI.  

1. Escolha o seu serviço de outsourcing de equipamentos  

Ao apostar no outsourcing você deve se atentar a alguns pontos. Isso porque existem diferentes tipos de locação que podem ser realizadas por uma empresa – discutiremos os modelos de outsourcing no terceiro tópico deste conteúdo. Por isso, antes, listamos passos a serem dados na hora de escolher esse serviço. O que deve ser analisado é:

 

  • Avalie o feedback de clientes 

Conversar com clientes que usaram ou ainda utilizam os equipamentos é fundamental para que você tenha uma base do trabalho de outsourcing de determinada locadora. E, a partir disso, é possível fazer a análise dos pontos negativos e positivos do serviço.

 

  • Firme um SLA (Service Level Agreement) 

Também conhecido como Acordo de Nível de Serviço, o SLA é um documento que demarca o relacionamento entre a empresa de outsourcing de equipamentos de TI e os consumidores. Esta é uma maneira de definir quais são entregas, ao mesmo tempo em que são criadas métricas de performance, normas de controle e segurança.

 

  • Saiba o que e quem será afetado pelo outsourcing 

É importante saber como o outsourcing será útil para o seu negócio. Dessa forma, a sua empresa pode definir objetivos a médio e longo prazo. Tudo isso para que consiga direcionar os investimentos na área da maneira mais precisa e objetiva. 

O outsourcing de TI permite a utilização de equipamentos de última geração alinhada às novas demandas do mercado

2. Vantagens da locação de equipamentos de outsourcing 

Um dos principais pontos que procuramos saber são as vantagens que um produto ou serviço adicionam ao negócio. São elas que nos farão colocar os prós e contras na balança para ver o que vale a pena para a nossa empresa. Por isso, listamos os principais benefícios do outsourcing de TI para a locação de equipamentos: 

 

  • Redução nos custos 

O principal ponto a ser discutido, em qualquer empresa, é a questão dos gastos. A locação de equipamentos é uma ótima forma de economia e redução nos gastos. Simplesmente pelo fato de que o seu negócio irá arcar, apenas, com os custos da locação. O resto fica por conta da locadora que está oferecendo os serviços à sua empresa. 

 

  • Foco no Core Business 

Com uma empresa focada em fornecer os equipamentos mais modernos para a sua empresa, o seu time tem a produtividade aumentada e pode focar nas atividades principais do seu negócio. Ao terceirizar as máquinas, poderá contratar um serviço para atividades e processos que não estão dentro do core business, implicando na redução dos gastos de tempo e de dinheiro. Por exemplo, combinar o aluguel de computadores e notebooks com software de gestão para te auxiliar na organização das funções dos colaboradores de sua empresa e a automatizar determinadas tarefas, bem como apostar em um consultor terceiro, para quando precisar realizar chamados de TI.  

 

3. Modelos de outsourcing de TI 

A TI orientada pode solucionar diversas dores de diferentes negócios. Por isso, há uma grande diversidade de modelos de outsourcing para a área. Portanto, separamos alguns deles para que você possa escolher o que melhor se encaixa na sua locadora de equipamentos: 

 

  • HaaS 

Neste modelo, o foco é oferecer outsourcing de equipamentos de TI adequados à realidade e necessidade do consumidor, em que os custos não sejam muito elevados. A ideia é ter um pacote que contemple instalação das máquinas, configuração, manutenção e suporte técnico – tudo isso em um pagamento mensal. Por exemplo, podemos te oferecer Scanners, computadores, copiadoras e outros equipamentos que ajudem no seu dia a dia. Normalmente, essa opção atende empresas de médio e pequeno porte. 

 

  • PCaaS 

Esta é uma solução que se adequou muito bem ao momento atual do mundo, o novo normal, pois é um modelo para empresas que buscam obter desktops, notebook, tablets e outros tipos de equipamentos com software atualizado. E sabemos que esse é um perfil de maquinário de alto custo. Por isso, a locação de equipamento se torna uma grande aliada do negócio. A locação e o outsourcing facilitam o trabalho daqueles que querem tecnologia de ponta, mas sem a necessidade de altos investimentos. 

 

  • DaaS

O DaaS é um modelo para quem procura por hardware com software completos para auxiliar nas atividades da empresa. Neste caso, os dados são armazenados em um servidor central, garantindo um suporte para a promoção do core business. Dessa forma, pode haver uma garantia de custos mais competitivos. 

Por fim, a ÓTIMO GESTOR oferece um ERP completo de gestão para te auxiliar na aquisição do outsourcing de equipamentos de TI. Invista no aluguel de equipamentos como impressoras, computadores e notebook, scanners, multifuncionais e etc. Atinja o seu público-alvo de forma simples e eficiente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?