Antônio é gerente financeiro de uma Locadora de Impressoras e Equipamentos de Tecnologia. Ele sabe que periodicamente precisa fazer o seu planejamento orçamentário. Isso remete a tudo o que vai ser realizado na sua empresa para os próximos meses e anos para aumentar seus lucros e rentabilidade de contratos.

Sabendo da importância que o controle, as previsões e estratégias da vida financeira tem para a empresa, Antônio precisa entender como a tecnologia pode ajudá-lo nesse momento. Ele quer reduzir o tempo e reunir todas as informações com dados muito mais precisos e reais.

Se você passa pela mesma necessidade como a do Antônio, neste artigo você vai descobrir como o planejamento orçamentário pode ser desenvolvido com muito mais embasamento e qualidade. Sem achismos ou suposições! Confira!

O que você precisa saber sobre o Planejamento Orçamentário?

O Planejamento Orçamentário é o processo pelo qual sua Locadora ou qualquer tipo de empresa deve realizar para traçar as receitas, lucros, despesas e investimentos dentro de um período no futuro.

São as estratégias financeiras a partir de dados que vão culminar em ações para gerar mais lucro e diminuir os custos e despesas, por exemplo. Todas essas ações e estratégias envolvem o âmbito organizacional e financeiro. Cada ação é feita a partir do cenário econômico do seu negócio, estipulando metas e objetivos.

Como montar um Planejamento Orçamentário?

Para a construção de um planejamento orçamentário é necessário levar em conta os relatórios gerenciais e dados que vão dar subsídios para a sua gestão orçamentária.

Os relatórios gerenciais são as compilações das informações dos processos de sua empresa. Um Sistema de Gestão Empresarial online com o da Ótimo Gestor gera esses relatórios automaticamente, resgatando as informações lançadas na sua plataforma.

Para montar o seu planejamento orçamentário é importante considerar as previsões e também o que já foi contabilizado. Assim, você consegue cruzar as informações a partir do cenário existente.

Dentre os relatórios que são importantes a serem considerados, e que lhe darão subsídios para o seu plano orçamentário estão o:

  • Fluxo de Caixa Previsto com base nos Contratos de Locação, que mostra todas as contas a receber durante um determinado período;
  • Relatório e Previsibilidade de Vendas de Equipamentos dentro do intervalo que deseja, analisando o quanto de vendas e dinheiro entrará em seu caixa;
  • Despesas Previstas na sua Locadora;
  • Rentabilidade dos Contratos de Locação;
  • O DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) que mostra os resultados financeiros e quais foram as receitas, despesas, lucros e investimentos;
  • Relatório de Ativos no Estoque que mostra o valor total do maquinário que está alocado na sua Locadora;
  • Balanço Patrimonial e evolução financeira.

Exemplo de Tela do DRE com os dados de receitas e despesas dos departamentos de sua Locadora

Por que o Sistema de Gestão vai ajudá-lo a estruturar o plano orçamentário da sua Locadora?

Sempre que for necessário levantar alguma informação ou qualquer outro tipo de ação na sua Locadora, a tecnologia é sua aliada nessas horas. Ainda mais quando sua Locadora lida com muitos dados e informações que precisam ser levantados e filtrados. A organização é fundamental!

Com o ERP online de gestão integrada você consegue constituir todas as informações e dados das áreas da sua empresa dentro de uma única plataforma. Logo, quando você precisar gerar um relatório gerencial do seu fluxo de caixa analítico, dos relatórios de contratos ou até mesmo do DRE, as informações são geradas automaticamente. Assim, você terá um panorama e cenário muito mais detalhado e completo para as suas ações estratégicas.

E ainda mais: com a solução online de um Sistema ERP, você pode ter os dados à mão mesmo não estando na sua empresa. Dessa forma, a sua tomada de decisão fica ainda mais prática e dinâmica quando você, gestor, não tem tempo para montar um planejamento orçamentário.

Por isso, quando você for elaborar o seu próximo planejamento orçamentário é importante considerar a tecnologia como sua aliada na gestão financeira da sua Locadora de Equipamentos.

Crie relatórios gerenciáveis e tenha as informações do seu financeiro de forma muito mais prática com um sistema ERP de Gestão Integrada como o da Ótimo Gestor.

Ficou interessado em conhecer a solução que pode revolucionar e facilitar a gestão da sua Locadora de forma muito mais assertiva, rápida e completa? Conheça mais sobre o Sistema Ótimo Gestor.