Relacionamento com o cliente: qual canal de atendimento utilizar? 

Todos os bons gestores de locadoras sabem que não adianta captar clientes e não focar no atendimento ou no pós-vendas. Afinal, a experiência do consumidor também contempla esses momentos. O canal de atendimento com o cliente se apresenta de maneira interessante para oferecer suporte. Essa ação vai definir como será a avaliação da empresa por parte dele e se haverá chances de retorno para novas compras ou locações.

 Assim, há possibilidades que focam na etapa de cada consumidor, garantindo um bom contato. Para entender quais os canais mais recomendados e seus usos, confira algumas dicas que separamos para você!

Comece conhecendo seu consumidor

Antes de optar por algum canal de atendimento, é importante entender o seu cliente e saber em quais canais ele está. Se o público é mais jovem, por exemplo, as redes sociais são atrativas. Já o público mais velho ou menos conectado pode ser alcançado por telefonemas e mensagens.

Conhecer o cliente ideal ajuda na hora de direcionar as estratégias e atingir o consumidor, evitando retrabalhos ou resultados ruins.

Conheça os canais para divulgação da marca

Como os canais de atendimento podem focar em etapas diferentes de pesquisa, aquisição ou pós-venda do consumidor, uma proposta é investir em canais para divulgação da marca. Dessa maneira, é mais assertiva a atração de pessoas e a possibilidade de fechar negócio. Como exemplo, há:

Sites

O site é a cara da sua empresa. Lá, o possível consumidor conhece a missão, visão e valores da instituição. Ele também pode encontrar os serviços prestados, possíveis prêmios e certificações ou até mesmo informações básicas de contato, endereço etc.

Dessa maneira, um primeiro investimento é na apresentação dessa marca. Ajudar o cliente a encontrar seu negócio, ser atraído para os oferecimentos e entrar em contato pelo número de telefone, formulário ou e-mail.

Além do site em si, uma opção é realizar parcerias com outros blogs e sites para divulgação de produtos e maior alcance.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma opção que dispara alguns e-mails automaticamente no dia, horário e para o público escolhido. Com ele, é possível atingir o cliente ideal, oferecendo produtos em oferta, novos serviços ou apresentando novidades sobre a empresa.

Eventos

Os eventos podem ser ótimos lugares para networking, atraindo o consumidor para conhecer a empresa, as propostas de mercado ou mesmo para conversar sobre as dores de cada cliente. Dessa maneira, programar ou participar de eventos ajuda a criar um bom canal de comunicação, garantindo a participação de consumidores ideais.

Opte pelo canal de atendimento ideal

Além da divulgação, outras propostas ajudam a oferecer suporte e solucionar problemas da pessoa, como:

Telefone

O bom e velho telefone ainda atinge o propósito de entrar em contato com o consumidor, ouvir suas questões e buscar a melhor solução. Dessa maneira, ter um banco de dados com esses números ajuda na hora de conversar com esse público. Além disso, disponibilizar um telefone específico para a central de atendimento da empresa também é uma boa dica.

Essa opção é convergente com as centrais de atendimento de call centers. Por isso, é muito importante separar uma equipe especializada nesses atendimentos e garantir que todos os problemas e dúvidas do consumidor sejam direcionados.

Redes sociais

As redes sociais podem ser pontos de divulgação, atendimento, reclamação ou mesmo para oferecer serviços e produtos para o consumidorComo as pessoas estão muito mais conectadas, o uso das redes sociais é frequente e, por isso, muitas empresas recebem tanto elogios quanto críticas.

Para uma boa relação com o consumidor, tente responder todos os comentários e mensagens recebidas, direcionando pessoas responsáveis especificamente para esses canais.

Canais de reclamação

Essas opções de canais de atendimento podem ser testadas e estruturadas dentro da empresa, basta traçar as ações e começar a implementar. Para comprovar a efetividade, é necessário acompanhar todas as interações e, assim, estruturar resultados mensais, comprovando a efetividade dos canais de atendimento.

Gostou de conhecer essas dicas sobre o canal de atendimento? Aproveite para entender como aumentar vendas na locação de equipamentos!

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