Como funciona a rastreabilidade de equipamentos com a Ótimo Gestor?

A rastreabilidade é um dos pontos mais importantes para a gestão das empresas, principalmente para as que trabalham com grandes equipamentos. No geral, ela permite saber onde a peça se encontra em qualquer lugar da cadeia logística.  

Ela pode envolver desde o processo de produção até a locomoção depois que o produto está pronto. Por isso, está e precisa estar presente em todos as etapas para uma boa administração. O motivo de sua importância é que o conceito evita erros e traz diversos benefícios para o gerenciamento integral.  

Sabemos como é difícil ter o controle de toda a operação. Principalmente para as locadoras, certificar-se de onde se encontra cada produto, qual é o seu estado, histórico ou quando a manutenção se faz necessária, são alguns dos dilemas mais comuns.  

Com a rastreabilidade, é possível ter uma visão amplificada sobre todos os processos. Assim, além de minimizar erros, ela reduz custos e ajuda a manter toda a operação mais eficiente.  

Hoje, diversas tecnologias surgem para tornar o processo menos burocrático e mais automatizado. Uma delas está inclusa no ERP de gestão de equipamentos da Ótimo Gestor.  

A rastreabilidade permite que as locadoras saibam onde estão cada um dos seus equipamentos

A rastreabilidade de equipamentos garante a melhor visibilidade de todos os contratos para a locadora  

Para a sua empresa de locação, essa é uma etapa do processo ainda mais importante. Isso porque os equipamentos irão migrar de mão e mão, movendo-se de contrato a contrato. Dessa forma, saber onde está cada um deles adiciona um rigoroso controle interno, garantindo o gerenciamento adequado do negócio.  

Esta ação evita prejuízos para a companhia e ainda adiciona outra funcionalidade: a de checagem dos objetos. Ou seja, também é importante saber se eles estão em bom estado, como chegaram e se são requeridos ajustes antes do próximo aluguel.  

rastreabilidade é apenas uma das funcionalidades do ERP de gestão. Ele agrega a tecnologia e inovação no segmento de e-rental, desenhando as regras específicas de cada negócio, com aplicações que vão desde o mapeamento e acompanhamento das vendas com CRM; dashboard de serviços; panorama financeiro; rentabilidade de contratos; rastreabilidade dos equipamentos; gestão de contratos de locações e serviços recorrentes; emissão de fatura e NFe; aplicativo para os times externos. Mas, nesse caso, como ele funciona?  

Na plataforma disponibilizada pela Ótimo Gestor, basta entrar na Dashboard de Equipamentos para ter todas as informações necessárias. Por fim, com todas elas reunidas na aba contratos e rentabilidade, é possível identificar e analisar todas as variáveis aplicáveis para o rastreamento dos produtos.  

Confira algumas das funcionalidades que mais vão te ajudar na gestão da sua locadora: 

  • Histórico de movimentações dos equipamentos: permite uma visão ampla do estoque. Nela, é possível verificar o registro de determinado equipamento, por meio de filtros que ajudam a oferecer uma informação mais precisa e exata. Por exemplo, para qual cliente o equipamento está locado, qual o contrato vinculado, as ordens de serviço que foram abertas, a data de envio e retorno. Assim, o processo fica mais dinâmico e a tomada de decisões é facilitada.  
  • Ordens de serviços dos contratos: permite acessar até mesmo fotos e observações sobre os equipamentos e a automação das áreas e peças da empresa, possibilitando que elas conversem com o sistema e promovam o acesso às informações necessárias. É nesta tela que é possível checar a situação dos equipamentos. Dentro dela, você visualiza todo o histórico de determinada OS, como as fotos do equipamento, laudo técnico, status e observações específicas. 
  • Automação: com ela, os diferentes setores da empresa podem conversar entre si dentro do sistema. Assim, reduz-se o tempo de gerenciamento das informações da rastreabilidade.  
  • Disponibilidade de Patrimônio: para as locadoras, é possível ter um overview de todos os produtos e equipamentos disponíveis em estoque, podendo ser controlado pelo volume total, número de série ou lote. É com ela que você pode minimizar os erros, aumentando a produtividade e eficiência da equipe. 

A localização evita erros e ajuda o negócio a ganhar mais maturidade e credibilidade. Fornecendo uma visão ampla sobre os processos, a rastreabilidade ajuda na tomada de decisões, aumenta a produtividade, eficiência da equipe e da empresa. Culminando até mesmo no aumento do lucro e na melhor experiência do seu cliente, justamente por diminuir falhas no processo.  

Hoje, a automação e digitalização se tornam cada vez mais necessárias. Elas são capazes de digitalizar, automatizar e livrar a sua empresa de grandes burocracias. A organização é um dos fatores mais importantes para a gestão. 

Principalmente uma locadora, nesse caso você precisa ter o controle de seus processos e de seus produtos.  A rastreabilidade ainda conta com diversos benefícios. Entre eles, ela reduz custos, burocracias, tempo de trabalho e o mais importante: evita erros.  

O ERP da Ótimo Gestor é uma das tecnologias de gestão que podem te ajudar em todas as etapas desse processo. Por meio dele, você sabe onde se encontra cada equipamento com uma plataforma tecnológica e didática, que também integra dashboards de histórico, entre muitas outras informações que são responsáveis pela gestão.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?