5 motivos para você se atentar aos feedbacks dos locatários

É comum ouvir que um feedback foi positivo ou negativo, tanto no âmbito empresarial com os feedbacks dos  locatários, quanto nas situações do dia a dia. Isso porque todas as ações causam uma consequência e podem ser vistas pelo receptor sob variadas perspectivas.  

Quando tratamos do universo corporativo, o feedback é considerado um dos índices mais importantes para o desempenho de uma empresa. Segundo um levantamento realizado pelo pesquisador especialista em clima organizacional, Filipe Fonoff, 88% dos funcionários de empresas alegam que o feedback contribui para o seu desenvolvimento. Além disso, 92,7% desses funcionários dizem que quando solicitam orientações para o seu gestor, sentem-se bem atendidos.    

Feedback, palavra originária da língua inglesa, significa opinião, retorno, avaliação ou comentário. Na prática, é também um termo incorporado ao idioma português, sendo empregado justamente para expressar um ponto de vista. É uma forma de avaliar e opinar sobre a realização de uma tarefa, por exemplo. (Neil Patel) 

 

Logo, sem o retorno de seu líder direto, os colaboradores que trabalham para fornecer um melhor serviço a cada dia, não teriam um meio de comparação para as suas atuações providas ali dentro. 

Entretanto, o feedback negativo não é bem visto pelos clientes e, às vezes, pode deixar uma imagem nada empolgante da empresa e serviço para os novos ou potenciais consumidores. Só para se ter uma noção do impacto de um retorno negativo, de acordo com a revista Exame, as empresas brasileiras perdem R$ 400 bilhões ao ano com o mau atendimento.  

Para as locadoras, é interessante sempre focar nas respostas aos feedbacks de forma respeitosa, para que o cliente entenda que está sempre bem-vindo ao seu negócio. Ou seja, tenha em mente que cada retorno pode servir de aprendizado a você e aos seus funcionários.  

Por isso, é de extrema relevância estar atento aos feedbacks positivos e negativos para as suas equipes internas, mas, principalmente, os que são vindos de terceiros, como clientes, fornecedores, etc.  

Saiba quais são os cinco motivos para se atentar aos feedbacks e as melhorias que essa prática pode adicionar à sua locadora:
 

  • Crescimento 

Para que você e sua locadora de equipamentos tenham sucesso, é necessário muito diálogo entre todos os setores. Com isso, para saber exatamente o caminho e a proporção que as suas ações e de seus colaboradores estão seguindo, é necessário um feedback externo e interno. Ou seja, ouvir tanto o lado do cliente quanto dos colaboradores da empresa.   

Assim, cria-se um mecanismo de atendimento ao cliente em seu site ou página web, para que haja diálogo aberto e constante entre consumidor e locadora. 

  • Encorajamento  

Sabendo usar o feedback positivo e negativo a seu favor, você consegue melhorar o comportamento diante das possíveis dificuldades que a sua locadora venha enfrentar. Quando um retorno positivo acontece, a satisfação fará com que você deseje ainda mais realizar o certo. Caso seja negativo, você poderá ser encorajado a melhorar as suas ações dentro do seu ramo de atuação, buscando alternativas para atender os clientes externos da melhor forma, além de aprimorar os feedbacks dos locatários.  

  • Eficiência 

Quanto mais feedbacks, maiores as chances de você conseguir melhorias eficientes, por sentir a necessidade de estar sempre a par das opiniões acerca de seu negócio.  

Desta forma, os seus colaboradores estarão mais aptos a fazer um bom trabalho caso sua empresa invista nesta linguagem estimulante e atenta às demandas internas. Isso também se encaixa ao consumidor, que necessita ser ouvido pelos meios de comunicação da locadora para consumir ainda mais os seus produtos e/ou serviços.  

  • Cooperação

A partir do momento que damos auxílio e atenção aos funcionários com a ajuda de feedbacks, para que eles possam melhorar e crescer juntamente com a empresa, estamos criando um elo entre o colaborador e o encarregado. 

Logo, quando o feedback do locatário é para funcionário, isso precisa ser trabalhado com o encarregado. Mas o retorno também vem do próprio cliente, o que exige uma atenção maior na comunicação interna da empresa para um melhor atendimento.  

  • Importância 

Em sua maior parte, o feedback significa importância, tanto do cliente quanto do funcionário, ao seu negócio. Ou seja, a mensagem por trás de uma reação ao seu trabalho, é que a pessoa está atenta ao crescimento da empresa.  

Para ter sucesso e crescimento nos âmbitos pessoal e coletivo na esfera corporativa, é necessário o feedback propriamente dito.  

Essa avaliação de atividades é capaz de melhorar os processos e trazer mais consumidores para o seu negócio e, quando bem executado, leva o sua empresa para um novo patamar, com uma comunicação interessante para os feedbacks dos locatários.  

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