CRM e funil de vendas: o que você precisa entender

Realizar a gestão de uma empresa não é tarefa fácil. Ela precisa englobar todos os processos e agir ativamente. Quando nos referimos ao gerenciamento do relacionamento de uma companhia com pessoas de fora, pode parecer ainda mais difícil. Porém, conhecendo a prática, as novas tecnologias e tendo conhecimento de algumas dicas, você irá perceber que administrar todo o fluxo de contato com o cliente é mais simples do que se parece.  

CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é o processo em que a organização faz a administração das interações com os clientes em diversas etapas do funil de vendas, utilizando-se da análise de dados para analisar as informações.  

O que acontece, neste processo, é que nem todos os gestores têm completa ciência de todas as etapas ou não conseguem completá-las com maestria. Entretanto, empresas de todos os segmentos começaram a entender a importância do CRM para os negócios.  

Um estudo anual realizado pela consultoria Gartner sobre mercado de TI revelou que o investimento mundial em CRMs aumentou em 15,6% em 2018, e este número segue aumentando ano após ano.  

Esse movimento acontece porque a ferramenta do CRM adiciona benefícios para as empresas. Entre eles estão: otimização da rentabilidade, aumento das vendas e captação de novos clientes. Isso porque ela fornece uma visão ampla de todo o relacionamento com o público. Além de antecipar necessidades e desejos dos clientes.  

O CRM e o funil de vendas adicionam diversos benefícios para a gestão e as vendas do seu negócio a partir da visibilidade do comercial

O CRM é muito importante e pode trazer diversos pontos positivos a empresa. Porém, no que ele consiste?  

O conceito se apoia em todo o processo utilizado por uma empresa para gerenciar e analisar as interações com os clientes. Dessa forma, com uma boa estratégia e boas ferramentas, é possível alcançar ótimos resultados para as áreas de venda, marketing, atendimento, entre outros pontos de contato.  

Hoje, um dos conceitos mais conhecidos é o chamado Experiência do Cliente. Por isso, com os avanços das técnicas e da tecnologia, ele desempenha um papel ainda mais completo. Ou seja, a tríade estratégia, processo e ferramenta ajuda uma marca a conversar com os seus clientes e a estabelecer o melhor tipo de contato com eles.  

Nesse contexto, as novas plataformas CRM tornam-se aliadas para a gestão, uma vez que conseguem reunir e utilizar as informações mais importantes sobre os contatos de forma otimizada.  

Elas são responsáveis por armazenar informações dos clientes potenciais, dos atuais e dos contatos realizados. Assim, reúne, agrupa e analisa dados valiosos para preparar as empresas para as interações e estratégias.  

Ferramentas como o CRM são uma das maiores aliadas para a gestão comercial de uma empresa  

Na plataforma do CRM, há o funil de vendas. Isto é, um esquema estratégico organizado por estágios em formato de pirâmide que ajuda em todas as etapas do fluxo de comercial. Por meio dele as empresas aproveitam melhor as oportunidades, preveem resultados e traçam parâmetros, além de apoiar na criação de campanhas mais assertivas e melhorar a produtividade do time comercial.  

Grandes empresas já utilizam estas ferramentas para ter acesso aos benefícios citados e, consequentemente, ampliar as oportunidades. Confira alguns exemplos de sucesso:  

  • Unimed:

     rede de centros de saúde apresentou melhores resultados com a implementação do sistema ao conseguir obter maior controle das operações e gerir de forma mais efetiva as negociações com clientes e fornecedores.  

  • Bradesco: 

    um dos cinco maiores bancos brasileiros, obteve uma visão ampliada das necessidades dos clientes, otimizando as oportunidades.  

  • Fiat: 

    a montadora conseguiu estabelecer o perfil dos compradores após a implementação do CRM, tornando os contatos mais efetivos.  

CRM e locadoras  

Para uma locadora, o CRM e o funil de vendas são ainda mais importantes. Para quem trabalha com a locação ao invés da venda, a comunicação com cada usuário é ainda mais importante. Nesse caso, o produto ou serviço irá passar de mão em mão. Portanto, as impressões anteriores que eles tiveram são relevantes para promover melhorias no que é oferecido e nos contatos com os futuros clientes.  

A Ótimo Gestor tem a plataforma sob medida para o seu negócio. No ERP, sistema de gestão, são disponibilizadas diversas ferramentas, inclusive a de CRM. Nela, é possível traçar o perfil dos locadores, desenhar a jornada de locação, visualizar todas as negociações e interações com os clientes. Além de acompanhar em qual etapa cada potencial lead está e o respectivo valor envolvido na transação por meio do funil de vendas. 

Na nova tecnologia, é possível ter todas as informações em um só lugar e acessá-las de onde quiser. Sem contar a automatização que ela traz para todas as áreas de gestão, já que é capaz de atualizá-las em tempo real. Para contatar o CRM da Ótimo Gestor, entre em contato com o time de especialistas.  

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