Otimize os processos da sua locadora com a assinatura digital

mundo digital passa por constantes mudanças. Logo, os avanços tecnológicos ocorrem a todo o vapor. Portanto, é interessante que as locadoras de equipamentos analisem as possibilidades de investimentos em novas tecnologias. Isso porque podem adicionar mais velocidade e flexibilidade para efetivar as suas locações. Um bom exemplo é o aluguel por assinatura digital, processo que consegue otimizar os processos de sua locadora. 

Os contratos digitais têm validade jurídica e permitem que negócios sejam fechados pela internet. Ou seja, há a automação em todas as etapas do processo – desde a busca do cliente pelo produto ou serviço desejado até a assinatura dos contratos. E diferentemente do que muitos pensamnão são etapas complexasPor isso, é importante realizar o estudo de novas ferramentas, analisando de que forma elas podem ajudar o seu negócio. 

Até chegar ao momento de assinar o contrato, o usuário é conduzido pelo site de forma orgânica e estruturada. Primeiro, tem acesso ao portfólio, depois pesquisa entre os produtos que deseja, escolhe e, pronto, já está no contrato. Ele recebe o documento e faz o upload do mesmo. Depois disso, basta inserir as informações necessárias e completar com a assinatura. 

Com isso em mente, separamos alguns dados sobre a assinatura digital que você ainda não sabe. Continue neste artigo, aqui você verá: 

  1. Diferença entre Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital; 
  2. Certificação; 
  3. Vantagens da assinatura digital. 

 

  1. Diferença entre Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital 

Para quem está chegando ao mundo de contratos digitais pode haver algumas dúvidas. Por isso, listamos as diferenças entre a assinatura eletrônica e a assinatura digital para que fique inteirado sobre o tema: 

  • Assinatura Eletrônica 

Neste caso, o contrato é feito com um conjunto de mecanismos e documentos juridicamente válidos. Ao invés da assinatura física, é utilizada uma quantidade maior de documentos para que se possa dar continuidade ao processo. Os exemplos mais simples são as operações bancárias e os contratos de aluguel. 

  • Assinatura Digital  

Na assinatura digital utiliza-se a criptografia para conectar os envolvidos ao documento. Além disso, são necessárias certificações mais específicas como a emissão de notas fiscais eletrônicas, apólices de seguros etc. Este processo é associado a um certificado digital com validade jurídica. 

Ressaltamos que é preciso tomar cuidado com a digitalização de assinaturas físicas, pois podem ser consideradas como fraude em algumas ocasiões. Além disso, é preciso ter em mente formas de manter a segurança dos dados que são inseridos nesses contratos – tanto para os locadores quanto aos locatários. 

2. Certificação 

 

Como mencionado, a assinatura digital requer um certificado digital para que haja a validação jurídica. Imagine que essa certificação funcione como um documento de identidade, só que no formato virtual. E este é válido tanto para as pessoas físicas como para as jurídicas. 

O certificado contém dados como nome, endereço de e-mail, prazo de validade do documento e a assinatura digital. Para que o documento tenha validade legal, é fundamental que o serviço de criação da assinatura digital seja realizado por um terceiro confiável que emita o certificado (Autoridades Certificadoras). 

A comprovação de que a mensagem foi recebida pelo destinatário e que é a mesma enviada pelo emissor só é validada caso siga os requisitos abaixo: 

  • Autenticidade; 
  • Integridade; 
  • Validade Jurídica. 
A assinatura digital é capaz de aproximar todas as partes de um contrato.

3. Vantagens da assinatura digital 

 

O processo de assinatura e a emissão do certificado, apesar de não ser complexo, não é um dos mais práticos. Entretantoos benefícios que refletem no dia a dia são compensadores: 

  • Segurança; 
  • Economia; 
  • Sustentabilidade. 

Em sumaa assinatura digital é um processo que tem ganhado espaço no mundo virtual. Entretanto, por ainda ser um recurso relativamente novo, é necessário estar a par de todos os processos e estudá-losAfinalestamos lidando com questões jurídicas. 

Neste quesito, a ÓTIMO GESTOR traz guias práticos e textos que auxiliem na formação de seus clientes sobre as tecnologias que surgem. Se você quiser saber mais sobre a assinatura digital e os parceiros com os quais trabalhamos, continue seguindo os nossos perfis e assista ao vídeo em que explicamos os processos realizados em nosso sistema de gestão de locadoras com o tema de assinaturas digitais e eletrônicas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?