Checagem de Equipamentos: como funciona no sistema Ótimo Gestor?

Avaliar o estado atual dos equipamentos que estão locados ou em estoque na locadora, é uma atividade importante para o processo de manutenção preventiva do maquinário. A checagem de equipamentos requer uma programação definida e o auxílio da tecnologia para o registro das informações e classificação de forma visual.

O sistema Ótimo Gestor apresenta um recurso chamado de Farol de Checagem de Equipamentos, onde mostra quantas e quais são as máquinas que operam totalmente ou parcialmente, e também aquelas que estão inoperantes. De forma visual e com cores relacionadas à classificação da situação do equipamento, o gestor consegue trabalhar com um acompanhamento muito mais visual, além de facilitar o trabalho da equipe em campo que realiza as vistorias.

Ficou curioso? Fique até o final no artigo de hoje e entenda mais como o Ótimo Gestor auxilia nessa atividade.

O que é checagem de equipamentos?

A checagem de equipamentos é uma atividade realizada por técnicos externos que vão inspecionar o maquinário, de acordo com os itens de checagem que devem ser realizados naquele equipamento. A partir da vistoria, é atribuído o status de operação do equipamento que está alugado ou em estoque na própria locadora. Durante as manutenções preventivas ou corretivas, o técnico externo realiza a avaliação dos equipamentos in loco e que estão cadastrados na ordem de serviço.

Como realizar a checagem de equipamentos no Ótimo Gestor?

Através do ERP ou aplicativo de serviços do Ótimo Gestor, o profissional que irá realizar a vistoria técnica poderá configurar o que chamamos de Farol de Checagem de Equipamentos, cujo objetivo é indicar de forma visual o estado atual do maquinário avaliado na ordem de serviço. A descrição desse estado segue o padrão que é definido em:

  • Operando Normal
  • Operação com Restrições
  • Inoperante

Além disso, o técnico poderá cadastrar quais serão os tipos de checagem que serão realizadas no equipamento pelo aplicativo de serviços. Assim, ao abrir uma OS para uma máquina em específico, ele poderá escolher a checagem que será realizada.

Com base nas classificações já citadas acima, o técnico define sua avaliação a partir da vistoria técnica. O registro da checagem aparecerá no Farol de Checagem de Equipamentos, acompanhado de uma cor relacionada à classificação, estando da seguinte forma:

Farol de Checagem de Equipamentos no sistema Ótimo Gestor

Conclusão

A checagem de equipamentos é uma tarefa que faz parte das ações preventivas do maquinário e permite ao gestor identificar a situação geral do equipamento locado ou em estoque. Para isso, com o auxílio de uma ferramenta como o aplicativo de serviços do Ótimo Gestor, os técnicos externos têm maior facilidade e praticidade para registrar as informações com um visual dinâmico e intuitivo.

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