Sistema genérico X sistema de nicho: qual a diferença?

Você, locador, que procura um ERP para sua locadora e não tem certeza, dentre todas as opções existentes, qual é o modelo de sistema que vai atender suas necessidades, fique no artigo de hoje! Entenda qual a definição e as diferenças entre dois modelos de softwares – genérico e nicho – e veja qual das duas opções faz mais sentido para o seu negócio!

O que é um sistema genérico?

Um ERP genérico é aquele que tem como objetivo atender aos diferentes segmentos do mercado, não focado em um único nicho. Neste caso, esse sistema apresenta módulos que conseguem atender às necessidades básicas de qualquer empresa, como: fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, controle de estoque, documentos fiscais etc.

O que é um sistema de nicho?

O software de nicho é aquele que foi desenvolvido para um segmento e que visa atender às necessidades de um mercado específico, como por exemplo, um ERP para Locação de Equipamentos. Além das funcionalidades básicas que qualquer empresa precisa ter, o sistema de nicho possui ainda outros módulos em sua estrutura que vão atender somente àquele segmento.

No caso do aluguel de equipamentos, nós temos: controle e disponibilidade de equipamentos, ordens de serviço, checagem de equipamentos, etc.

Quais são as características que diferem os dois tipos de sistema?

Dentre as características de ambos os sistemas, nós temos:

Personalização

No software genérico, a personalização e as funcionalidades que o usuário deseja para as tarefas, geralmente, não são customizadas previamente – elas existem, porém, com limitações. Já o software de nicho permite uma customização prévia no momento da aquisição e implantação do sistema, de acordo com os problemas pontuais enfrentados pelo usuário.

Custo

Os softwares genéricos possuem um custo menor, já que são produzidos para uma escala de usuários em massa. Os sistemas mais amplos atendem às necessidades básicas, entretanto, é necessário verificar se realmente o usuário não vai precisar de futuras adaptações e customizações no futuro, à medida que se faz uso do sistema. Neste caso, é necessário pensar nos upgrades, expansões e também em manutenções que podem ser feitas, elevando o custo inicial.

Os sistemas ERP de nicho contam com um valor mensal mais elevado, uma vez que possui mais recursos e funcionalidades exclusivas do segmento, entretanto, por ser adaptável às necessidades do negócio, com uma capacidade maior de customização e que atenda o seu segmento, é possível ter uma economia à longo prazo.

Relatórios de dados gerenciáveis

Outro fator importante a ser considerado no momento de decidir por um modelo ERP, é como os relatórios gerenciáveis são gerados. Tanto o sistema genérico quanto o de nicho possuem a funcionalidade de gerar esses relatórios. O ponto é que o ERP de nicho apresenta indicadores compatíveis com o seu segmento e traz dados relevantes, de acordo com as necessidades para a tomada de decisões e análise de cada resultado.

Por exemplo, no sistema para locação de equipamentos é possível gerar relatórios específicos para a quantidade de equipamentos alugados, abertura e fechamento de chamados técnicos e abertura de ordens de serviço, por exemplo.

Conclusão

Entendemos aqui que o sistema genérico entrega recursos essenciais para qualquer empresa, não focado em um segmento específico. Módulos como fluxo de caixa, financeiro, área fiscal estão presentes nesses sistemas. Já o sistema de nicho é desenvolvido apenas para um segmento, apresentando funcionalidades específicas para aquele mercado.

Se você procura um sistema que seja voltado para Locação de Equipamentos e têm a necessidade de controlar o estoque por número de série, verificar a disponibilidade do maquinário de forma automatizada e visualmente atrativa, além de outros recursos importantes, então conheça mais sobre o Ótimo Gestor. Plataforma especialista para quem vende, aluga e realiza manutenção em equipamentos.

Fale agora mesmo com nossos especialistas e agende uma apresentação hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?