Meios sustentáveis para sua locadora economizar energia

As questões sustentáveis ganharam os holofotes com o destaque do conceito ESG. Em tradução livre, significa Ambiental, Sustentável e Governança. Na prática, refere-se ao novo formato de nova forma de integrar práticas sustentáveis aos negócios.   

Aderir a elas é de extrema importância para adequar as empresas às exigências do mercado, começando pela estrutura de um modelo sólido de governança, o qual procede um negócio sustentável e que gera impacto social.   

Sabendo disso, investir em meios sustentáveis para economizar energia tem sido um dos pontos-chaves para empresas de todos os segmentos, incluindo locadoras de equipamentos.     

Isso porque o valor da conta de luz foi elevado em 31,5% entre 2014 e 2017 no Brasil. Não só isso, o país figura no 2º lugar no ranking de tarifa de energia mais cara do mundo, atrás apenas da Alemanha, segundo o balanço que a Aneel divulgou em 2020.  

Por isso, os líderes passaram a buscar alternativas para gastar menos energia em seus negócios. E uma das alternativas passa a ser os meios sustentáveis. 

“Quando o consumidor usa energia de fonte renovável além da concessionária, temos mais geração. Mais do que economizar é necessário repensar o consumo.” 

 Roberto Correa, presidente da COGECOM  

Além deste aspecto que precisa ser reavaliado por empresas de todos os segmentos e que têm alta demanda de energia, o trabalho híbrido proporciona a diminuição dos custos em energia, chegando à redução de até 40%, de acordo com estudos de mercado.  

 
Veja mais: Como investir no ESG é bom para os negócios? 

Energias renováveis integram o pacote de práticas atribuídas às empresas que buscam atender às exigências de sustentabilidade e, consequentemente, economizar energia 

Desta maneira, entenda como a sua locadora pode economizar energia e ajudar os clientes neste quesito a partir de práticas inseridas no cotidiano empresarial: 

1. Revisão elétrica 

Para realizar uma mudança efetiva nos custos de energia, faz-se necessário uma atenção especial a todas as instalações necessárias no espaço.  

Se estas são mal calculadas para maquinários ou iluminação, a sobrecarga é refletida na outra ponta da conexão elétrica, ou seja, em seus aparelhos eletroeletrônicos. 

Assim, invista em um profissional especializado para medir as cargas e a redistribuição das máquinas na área produtiva. 

2. Adaptações físicas 

Como mencionado anteriormente, adaptações no ambiente de trabalho podem são extremamente úteis quando se trata de economia de energia. 

As adaptações podem ser viabilizadas por meio de uma reestruturação em todos os setores internos, aliando profissionais de vendas a financeiros, de maneira a identificar quais atuações realmente necessitam estar presentes diariamente em um espaço físico, bem como quais equipamentos.  

3. Energias renováveis 

As energias renováveis, como o próprio nome sugere, são todas as energias que podem se renovar com a capacidade de causar menos impacto no meio ambiente.  

Um exemplo é apostar no aluguel de sistema solar fotovoltaico, o qual pode ter uma redução anual de até 30% nos custos com energia, por exemplo.  

4. Conscientização de todos os setores  

Mesmo com as metas estabelecidas, ou com mudanças vindas da gestão de um negócio, é primordial estimular o uso consciente na organização, tendo em mente o esforço global de sua equipe.  

Atitudes como: fazer reuniões periódicas conjuntas para falar de metas de redução; promover o consumo consciente por meio de competições entre setores (com premiações); criar um comitê de redução de consumo, são de grande valia.  

5. Automação de luz e ar-condicionado 

A Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais presente no ambiente de trabalho adicionando benefícios como economia em diversos setores. 

Isso porque seu funcionamento prevê conectar diversos dispositivos, pessoas e sistemas por meio de sensores 

Desta maneira, ela pode ser usada para controlar o gasto de energia na empresa, principalmente após o expediente, desligando máquinas e equipamentos que não estão sendo utilizados.  

Com o uso inteligente de diversas tecnologias e conscientização dos setores internos, a sua locadora pode estar apta a adotar e oferecer meios sustentáveis de economizar energia.  

Ótimo Gestorapoia no cálculo do custo e da economia de energia a partir de uma plataforma completa de gestão para locadoras. Antecipe-se às tendências e aposte em meios sustentáveis para a sua locadora economizar energia.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?