Saiba como ajustar o vencimento das faturas para dia útil

Em fins de semana e datas comemorativas, como feriados, as atividades bancárias podem ficar interrompidas em todo país, impossibilitando a consulta ou pagamento de contas e contratos. Até mesmo as transferências realizadas por TED ou DOC são afetadas, com as transações validadas apenas nos dias seguintes. E, para evitar o pagamento de multas e juros, é necessário quitar todas as contas e boletos nas datas corretas, antes do limite de vencimento das faturas.  

Porém, em diversas situações, os boletos podem ter o vencimento em finais de semana bem como em feriados, dias que não são considerados úteis.    

Vale ressaltar que vencimento e fechamento de faturas são termos diferentes. 

O fechamento é o momento em que a operadora do banco ou cartão encerra as despesas que entram naquela fatura específica. 

Ou seja: é o dia em que os gastos do mês são agrupados e a fatura passa de “aberta” para “fechada”. Todas as compras feitas a partir daquele dia começam a entrar no período seguinte. 

A data de fechamento varia conforme a instituição, mas, normalmente, é finalizada alguns dias antes da data de vencimento. 

Já o vencimento é o dia em que o cliente deve realizar o pagamento da fatura. É a data estipulada para que o valor gasto seja pago sem nenhum tipo de juros.  

Se o pagamento for feito após a data de vencimento, são cobrados juros e multas do usuário, variando de acordo com o valor e os dias sem pagamento. 

Pensando nisso, a Ótimo Gestor possibilita a opção de mudar a data de vencimento da sua locadora. 

As configurações do sistema Ótimo Gestor permitem, após uma ativação, mudar a data de vencimento dos contratos para o dia útil. 

Então, no momento de gerar o faturamento do serviço, não é mais preciso se preocupar. 

O próprio sistema fará a análise de modo automático da data do vencimento. Caso a data caia em um final de semana ou feriado, será lançada para o próximo dia útil.  

Por exemplo, um vencimento de fatura de cliente é cadastrado para todo dia 30. Se em algum mês este dia cair no sábado, domingo ou feriado, a data será alterada para a segunda-feira ou no próximo dia útil. 

Para ativar a função, acompanhe o passo a passo que a Ótimo Gestor preparou abaixo. 

Como ajustar o vencimento para o dia útil no sistema de gestão de locadoras da Ótimo Gestor: 

  1. O primeiro passo é acessar a tela Parâmetro  
  2. Depois, encontre e clique em Configurações Contrato 
  3. Ative a função Ajusta Vencimento para o próximo dia útil 

Feito isso, ao acessar algum contrato, você verá que, se a data do vencimento das faturas cair em fins de semana ou em datas comemorativas, o sistema automaticamente a mudará para o dia útil mais próximo. 

Para conhecer todas as funcionalidades que a Ótimo Gestor oferece para a gestão da sua locadora, acesse ao site. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?