Crie uma reserva de emergência para o seu negócio

Já teve algum momento em que a sua locadora teve uma despesa extra e o caixa não estava positivo? É por isso que contar com uma reserva de emergência é fundamental.  

A reserva de emergência é o planejamento financeiro que pode ser utilizado tanto por empresas quanto para pessoas físicas com o objetivo de ser um apoio para driblar as crises e as instabilidades econômicas. 

Realizar este tipo de planejamento é mandatório para uma empresa, pois tem a função de ser uma proteção para momentos em que há aumento de despesas e menos entradas.  

Com a reserva de emergência, negócios podem evitar dívidas e, até mesmo, o fechamento em períodos críticos.   

O setor do comércio é um exemplo. Em datas comemorativas há o aumento do faturamento, porém, no decorrer do ano, pode sofrer quedas significativas pela baixa demanda, o que prejudica o andamento do negócio.  

Na locação de equipamentos e maquinários, por mais que estejam ganhando cada vez mais espaço no mercado, a flutuação no aluguel é passível de acontecer, por isso, manter uma reserva de emergência é recomendado.  

Não há como driblar as instabilidades da economia e o mercado financeiro, mas com uma reserva de emergência é possível se preparar para estes momentos e evitar perdas na empresa. 

Os principais motivos para se investir em uma reserva de emergência para o seu negócio são: 

  1. Crises Econômicas que abalam o mercado. 
  2. Perda de clientes e contratos que resultam em perda de lucro e, consequentemente, prejudicam o custo de funcionamento da empresa. 
  3. Manutenções inesperadas, pois podem extrapolar o orçamento mensal pela imprevisibilidade. 
  4. Empréstimos que, quando não bem consultados, podem acarretar em ainda mais dívidas para o negócio. 

Mas como fazer a reserva de emergência? 

Primeiramente, é importante saber o custo de funcionamento da empresa, somando as despesas fixas e variáveis, como folha de pagamento, aluguel, insumos, estoque, transporte, manutenção, empréstimos e outros. 

O valor para a reserva não é aleatório e, segundo especialistas financeiros, deve ser superior em seis vezes ao valor do custo de funcionamento.  

A partir disso, você deve consultar tipos de investimentos para aplicar a sua reserva. 

Uma recomendação é investir em ativos de renda fixa com liquidez imediata, o que permite resgatar a qualquer momento, fundamental em casos de urgência.  

Leia também na Ótimo Gestor: 7 dicas para uma precificação estratégica e assertiva 

Quais são os benefícios de possuir uma reserva de emergência? 

Como citado, a finalidade principal da reserva de emergência é evitar crises, imprevistos e instabilidades financeiras, seja do mercado em geral ou questões internas do negócio. 

Contudo, nada impede que o valor guardado seja também destinado a outros fins, como expansão, investimento em novos equipamentos, manutenção, etc.  

Veja quais são os principais benefícios:  

  1. Manter o capital de giro com a segurança que existe dinheiro em caixa. 
  2. Preparo para seguir possíveis cenários de crise econômica. 
  3. Manter um estoque para atender a demanda. 
  4. Não entrar em dívidas com a garantia de pagar todas as despesas.  
  5. Melhoria dos produtos que podem ser investidos. 
  6. Possibilidade de investir em meios de expansão, como marketing. 

É importante considerar em sua gestão todas as atividades e setores para que seja possível começar a planejar uma boa reserva de emergência. Para isso, a Ótimo Gestor é a sua melhor parceira. 

Com o sistema ERP que reúne diversas funcionalidades online, a sua locadora otimiza os processos e tem o controle de todas as atividades a qualquer hora e em qualquer lugar.  

Um exemplo é o dashboard de meta e acompanhamento de vendas. Por meio dessa função, você acompanha a evolução das metas e vendas de produtos, locações de equipamentos e serviços do time comercial. 

Há também o dashboard financeiro. Neste recurso, é possível fazer o comparativo de suas contas a pagar e receber e identificar os números de sua unidade ou por multiempresas – tudo com informações consolidadas que vão auxiliar na tomada de decisão.  

Você consegue visualizar a quantidade de documentos emitidos, qual o prazo médio de recebimento, os valores a vencer e todos os dados relevantes, sem sair da tela. 

Invista na gestão completa do seu negócio, com tecnologia que reúne as informações e cria gráficos reais para a melhor tomada de decisão, bem como auxilia na criação de uma reserva de emergência para manter a saúde da empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?