Como desenvolver uma estratégia eficiente de locação

É neste momento de ascensão do aluguel de equipamentos que o e-commerce de locação se torna uma excelente opção para que você mantenha um maior controle sobre os equipamentos que precisa ter à disposição dos seus clientes de forma prática e eficiente. Pensando nisso, a sua locadora pode desenvolver uma estratégia eficiente de locação para atender a esses negócios. E um dos setores que mais tem investido na locação de equipamentos é o de construção civil. 

Esse negócio promete grande lucratividade para as empresas de locação nos próximos anos. Porém, é necessário muito estudo e investimentos em estratégias eficientes.  

Além disso, para ter uma estratégia de sucesso é necessário ter uma boa comunicação. Se o seu negócio e os seus colaboradores não souberem se comunicar com o consumidor, ele não será atraído para efetivar a locação. 

Por isso, entender como funciona o processo de atração do seu público e traçar uma comunicação efetiva com ele é essencial para se ter sucesso nos alugueis. Ou seja, é falar de forma clara, objetiva e sem deixar dúvidas para o seu cliente.  

Com isso em mente, separamos alguns pontos importantes que podem te ajudar a desenvolver uma estratégia eficiente de locação. Continue neste artigo, aqui você verá: 

  1. O que é preciso para ter uma comunicação assertiva; 
  2. O que um sistema de gestão para locação de equipamentos que precisa ter; 
  3. Defina a sua estratégia. 
  1. O que é preciso para ter uma comunicação assertiva 

Como mencionamos anteriormente, um dos principais pontos para o aumento das vendas de qualquer empresa é a comunicação assertiva. E não é diferente quando o assunto é a locação de equipamentos. Por isso, listamos o que é preciso para ter uma comunicação assertiva de sucesso: 

  • Conhecimento sobre o assunto 

Saber do tema e do segmento te dá mais confiança, bem como passa esse mesmo sentimento para o consumidor. Se você ou seu vendedor ficar enrolando para responder algo ou inventar respostas para as perguntas, será difícil fechar algum negócio.  

Não é necessário ser o expert no assunto. Basta estudar um embasamento que te faça falar com naturalidade e conhecimento. Dessa forma, há mais chances de um cliente em potencial escolher a sua empresa para alugar equipamentos. 

  • Use uma linguagem apropriada 

Outro fator importante é saber qual linguagem utilizar com o seu cliente. Passar credibilidade, empregar o vocabulário do segmento e que ele entenda, para que a conversa flua naturalmente e sem ruídos.  

Além disso, é importante saber a linguagem técnica daquele cliente. Imagine que você esteja tentando fechar um negócio de locação com uma empresa de construção civil. A linguagem utilizada será diferente da usada com clientes de um hospital. Não só por conta dos nomes dos equipamentos, mas pela descrição de suas funcionalidades. 

  • Seja objetivo 

Esse é um fator muito importante e que, normalmente, é deixado de lado. Ser um bom comunicador não é falar sem parar. Quem está ouvindo, ou seja, o receptor da mensagem, quer que a pessoa seja objetiva e clara. 

Porém, isso não quer dizer que o vendedor deva só utilizar de frases secas ou pré-definidas, pois pode parecer uma pessoa grossa ou que apenas repete. Seja simples, esclareça as dúvidas de forma educada, leve e assertiva. 

É preciso uma estratégia eficiente de locação para ser objetivo e assertivo na gestão e fazer com que a sua empresa cresça no mercado.

2. O que um sistema de gestão para locação de equipamentos precisa ter 

Para atender os consumidores da melhor forma, o negócio de locação de equipamentos deve investir, inicialmente, em seu sistema de gestão. Ou seja, em como estruturar a sua empresa para que seja justa e atrativa aos clientes.  

Por isso, listamos o que o seu sistema de gestão precisa ter para que a sua locadora seja melhor ganizada para atrair mais consumidores: 

  • Apropriação de custos de locação 

Na apropriação de custos são considerados, por exemplo, créditos de impostos, manutenção, transporte etc. Ou seja, se a sua empresa oferece equipamentos para construção civil, deve ter esses elementos em mente ao fazer a precificação de seu produto.  

É válido ressaltar que nem todos esses pontos mencionados entram no preço do aluguel, como, por exemplo, a omissão de seus vendedores, a manutenção dos equipamentos após o uso do cliente e entre outros. Porém, é importante controlar todos os custos envolvidos no processo de locação. Assim, a sua empresa tem um maior entendimento da real rentabilidade do negócio. 

  • Automatização de processos 

Muitos dos processos de controle são cheios de detalhes, os quais demandam muita atenção. Por isso, há grande necessidade de utilizar um sistema de gestão, pois ele é capaz de automatizar os processos manuais que são necessários. Dessa forma, seus colaboradores estão aptos para executar tarefas mais complexas e ligadas ao core business. 

  • Inventário de produtos

     

Um bom sistema de inventário auxilia no controle do estoque e, consequentemente, no que você consegue oferecer ao cliente. Os relatórios devem ser atualizados a todo o momento, bem como serem integrados a outros processos a fim de otimizar o tempo e trabalho de toda equipe, incluindo a da manutenção.  

  • Manutenção preventiva 

Os maquinários precisam passar por manutenções preventivas e corretivas. Sem essa ação, o cliente pode se prejudicar. Por exemplo, caso algum equipamento esteja com defeito, o cronograma da obra pode ser afetado ao esperar a troca do equipamento alugado. 

  • Controle de locações 

Além do controle de estoque, é muito importante saber a situação das locações. Ou seja, saber o tempo de aluguel de cada item, forma de pagamento etc. Dessa forma, a gestão pode tomar decisões de maneira mais segura. Um exemplo é se é necessário o aumento de estoque, ajustes de preços e entre outros. 

  • Relacionamento com cliente  

Tenha informações sobre os clientes e realize o cadastro deles. Quanto mais dados a empresa tiver sobre o seu consumidor, melhor será o controle sobre as locações dos mesmos. Assim, pode oferecer promoções personalizadas para cada um deles.  

3. Monte uma estratégia eficiente de locação com um bom marketing 

Para que o seu negócio possa atingir o público-alvo, por exemplo, a empresa de construção civil, é importante ter estratégias estruturadas. Listamos alguns pontos que podem te auxiliar nessa questão: 

  • Monte um plano de marketing; 
  • Produza conteúdos direcionados ao público-alvo; 
  • Venda os benefícios dos produtos para assegurar a locação; 
  • Monte um orçamento personalizado; 
  • Monte relatórios com os dados obtidos; 
  • Procure especialistas em marketing que possam te ajudar. 

Ao chegar ao final do artigo, você pode entender sobre o processo de licitação que envolve a locação de equipamentos. Além disso, o empreendedor também pode ver alguns dos principais fatores na hora de desenvolver uma estratégia de aluguel. ÓTIMO GESTOR oferece um ERP completo de gestão que pode te auxiliar nessas questões de grande impacto na locação e obter mais sucesso na construção civil.  

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